Acessibilidade
Acesso à Informação
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Dois Irmãos do Buriti inaugura Entreposto de Pescado Municipal.


29/11/2018 - 11:04:00

 

 


  

“A data de aniversário é um momento nobre, de muita felicidade e comemorações, e esse momento se torna mais intenso quando se ganha presente. Hoje Dois Irmãos do Buriti completa 31 anos e recebe um presente grandioso, o Entreposto de Pescado e isso me deixa extremamente feliz”. Foram com essas palavras que o Prefeito Edilsom Zandona iniciou sua fala durante a cerimônia de entrega do prédio do Entreposto de Pescado Municipal, demonstrando enorme alegria em concretizar um sonho buritiense, em entregar uma obra que trará empregos e prosperidade para Dois Irmãos do Buriti.
O empreendimento teve sua construção iniciada no ano de 2005, em área cedida pela Agraer no Assentamento Paulo Freire para o Complexo Agroindustrial; No ano de 2009 recebeu emenda parlamentar do Deputado Federal Vander Loubet; Em 2011 o Ministério da Pesca e Aquicultura destinou um repasse que posteriormente foi descontinuado, impossibilitando assim a conclusão das obras. Em 2018, a pedido do prefeito Edilsom, o Governador Reinaldo Azambuja assinou um convênio destinando 405 mil reais, dinheiro necessário para conclusão de empreendimento hoje inaugurado, que juntamente ao Laticínio e ao Frigorífico de carne bovina compõem o complexo Agroindustrial de Dois Irmãos do Buriti.
O Secretário de Estado da SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, destacou o fomento do Governo do Estado para o desenvolvimento industrial e econômico. Em Dois Irmãos do Buriti o Governador Reinaldo investiu para a finalização da obra e aquisição dos equipamentos operacionais do Entreposto de Pescado, está concluindo a pavimentação asfáltica entre o município e o Complexo Agroindustrial e está viabilizando recursos para aumento do Laticínio e do Frigorífico bovino, que deverá dobrar sua capacidade de abate, partindo de 150 abates diário para 300. Esse aumento em conjunto com o asfalto possibilitará a regulamentação do SIF (Serviço de Inspeção Federal) para exportação da carne abatida no Frigorífico Dois Irmãos.
O Diretor-Presidente da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Borges, relembrou o apoio inicial da AGRAER em 2005 ao conceder 6,5 hectares para construção do Entreposto e disse que nessa nova etapa a AGRAER fornecerá apoio técnico aos produtores locais que desejam trabalhar com piscicultura, alimentando assim o abate de pescado em Dois Irmãos do Buriti.
Décio Brun, proprietário do Projeto Pacu e responsável pela execução do abate de pescados, disse que o início dos trabalhos só depende das licenças ambientais e sanitárias que devem ser liberadas no início de 2019. Segundo ele serão empregados diretamente em torno de 20 populares, além dos empregos gerados pelos produtores. A expectativa é de abater duas toneladas diárias e posteriormente chegar a seis toneladas, priorizando espécies de pacu e pintado, peixes presentes nas bacias hidrográficas do nosso estado.

A imagem pode conter: montanha, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre

Nenhum texto alternativo automático disponível.